COVID-19 obriga Cabo Verde a deixar Campeonato do Mundo de Andebol

PorExpresso das Ilhas,18 jan 2021 14:34

Cabo Verde tem, no momento, nove jogadores infectados com COVID-19. Federação de Andebol opta por deixar a competição.

Neste momento  são 9 os casos confirmados pela equipa médica colocada à disposição da Delegação de Cabo Verde para a despistagem da COVID-19, no ambiente da competição", lê-se no comunicado emitido, ao início da tarde, pela Federação cabo-verdiana de andebol.

A Federação aponta ainda que o surgimento de casos frequentes "no seio da nossa Equipa Nacional tem criado à Delegação de Cabo Verde e aos países envolvidos no evento, nomeadamente aos pertencentes ao grupo, um desconforto desportivo. Esse desconforto já levou inclusive, a equipa técnica da nossa Seleção Nacional, a não comparecer ao segundo jogo da I fase, contra a congénere Alemã, por número insuficiente de jogadores".

Para poder participar no próximo jogo, a equipa nacional te de ter disponíveis, pelo menos 10 jogadores, sendo que desses um tem de ser obrigatoriamente um guarda-redes. Algo que não é possível por os quatro atletas convocado para essa posição "terem acusado positivo para Covid-19".

"Perante essa situação constrangedora, a Federação Cabo-verdiana de Andebol decidiu, para não incorrer a mais faltas graves, colocar em risco a saúde dos demais jogadores, a equipa técnica, os dirigentes e, sobretudo, o ambiente desportivo, afastar-se da competição, dando conhecer à organização da prova, com elevado espírito desportivo, fair play e sentido de responsabilidade", explica a Federação de Andebol no mesmo comunicado.

Tomada a decisão de deixar a competição "a Federação está em processo de tratamento da logística para o regresso a casa de cada um dos elementos que compõe a Delegação", conclui o comunicado da Federação.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 jan 2021 14:34

Editado porAndre Amaral  em  17 out 2021 23:21