A Mauritânia partiu para a última jornada ainda com esperanças de chegar ao segundo lugar, que lhe garantia a qualificação, mas estava dependente do resultado do Botswana que, ao empatar a um golo com o Egito, líder do grupo, assegurou presença na fase final da competição.
Em Nouakchott, o golo que garantiu a vitória da Mauritânia foi marcado à beira do intervalo, aos 45+4 minutos, pelo avançado Mouhamed Soueid.
Na segunda parte, a situação complicou-se para a seleção lusófona quando, aos 60 minutos, o médio Kevin Lenini, que joga nos russos do Krasnodar, viu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Um empate com a Mauritânia ter permitido a Cabo Verde fugir ao último lugar do grupo C, uma vez que no confronto direto, critério que prevalece, a seleção lusófona levava vantagem (venceu em casa por 2-0 e perdeu fora por 1-0).
O Egito não teve adversário à altura no grupo C, no qual somou 14 pontos, seguido do Botswana, com oito, apurando-se ambas para a fase final, da Mauritânia, com sete, e de Cabo Verde, com quatro.