"Reuniões frutíferas" fazem Binter reabrir a venda de bilhetes

PorNuno Andrade Ferreira,26 set 2018 12:52

A Binter comunicou ao início da tarde desta quarta-feira o reinício da venda de bilhetes inter-ilhas para datas a partir de 28 de Outubro. A companhia justifica a decisão com aquilo que classifica de "reuniões frutíferas de ontem à tarde", mas nada diz sobre os resultados desses encontros. AAC e Governo mantém-se em silêncio.

Através de comunicado, a empresa explica que endereçou um pedido à Agência de Aviação Civil (AAC), para que a reguladora reavaliasse o quadro tarifário previsto para entrar em vigor a 28 de Outubro. 

"A Binter Cabo Verde vem informar aos seus estimados clientes que abre imediatamente a venda de bilhetes para além de 28 de outubro de 2018", lê-se na nota enviada às redacções.

"A Binter Cabo Verde reafirma o seu firme compromisso em prestar um bom serviço de transporte aéreo em Cabo Verde, pautado pela segurança, regularidade e conforto, dentro do quadro instituído no país, a bem de todos os passageiros que procuram os seus serviços", acrescenta o comunicado.

Não é avançada qualquer explicação adicional sobre os resultados dos encontros de ontem. Até ao momento, nem AAC, nem Governo se pronunciaram sobre o assunto, pelo que se desconhece o que terá sido acordado com a companhia, por forma a permitir desbloquear a venda de bilhetes. O Primeiro-Ministro cancelou ao começo da tarde a participação num evento previsto para as 15:45, na Assembleia Nacional. 

A Binter anunciou terça-feira a suspensão das vendas de bilhetes inter-ilhas, a partir de 28 de Outubro. Em mensagem enviada às agências de viagens, e à qual o Expresso das Ilhas teve acesso, a empresa confirmou a decisão, tomada na sequência da redução das tarifas para os voos domésticos, decidida pela Agência de Aviação Civil (AAC). Única a voar entre as ilhas, a companhia dizia ontem estar a avaliar "a viabilidade do projecto Binter no país e a manutenção das rotas actuais".

Num outro comunicado, a empresa de capitais espanhóis ia mesmo mais longe e afirmava que "estas novas medidas de AAC, junto com outras anteriores tomadas contra a Binter Cabo Verde, libertam a Binter de compromissos tomados com o Governo anterior da VIII legislatura como da actual IX legislatura" .

Na sexta-feira, a AAC tornou pública a nova tabela tarifária para os voos entre as ilhas, estabelecendo preços máximos ligeiramente mais baixos do que os actuais, na maioria das rotas. Segundo a reguladora, a decisão foi tomada depois de negociações com a Binter. A proposta inicial seria manter os preços inalterados, modificando as condições associadas ao produto. Por exemplo, terá sido proposto o aumento da franquia de bagagem para 40 kg, proposta recusada pela companhia. 

Desde Agosto de 2017, a Binter é a única companhia a operar no mercado dos voos domésticos em Cabo Verde, o que aconteceu após o fim da operação nacional da TACV, por decisão do Governo. O entendimento do executivo com a Binter, anunciado em Maio do ano passado, previa a entrada do Estado no capital da empresa, o que nunca aconteceu.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Nuno Andrade Ferreira,26 set 2018 12:52

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 jun 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.