Privatização da TACV assinada esta sexta-feira

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,28 fev 2019 7:45

1

O contrato de compra e venda de 51% das acções da TACV vai ser assinado esta sexta-feira, 1 de Março, entre o Governo e o parceiro estratégico Loftleidir Cabo Verde, anunciou ontem o executivo.

Em nota de imprensa, o executivo classifica a assinatura do contrato como um “momento histórico para Cabo Verde, que assegura a continuidade da nossa companhia de bandeira e certamente um importante passo para a materialização do hub aéreo que estará baseado na ilha do Sal”.

A proposta vinculativa para aquisição de 51% das acções da TACV foi submetida ao Governo a 27 de Julho de 2018, pela Loftleidir Icelandic, tendo posteriormente proposto utilizar como veículo de aquisição da referida participação a sua participada, a Loftlider Cabo Verde, algo que mereceu a "não objecção" do Governo.

A Loftleidir Cabo Verde é uma empresa detida em 70% pela Loftleidir Icelandic EHF e em 30% por empresários islandeses com experiência no sector da aviação.

Após um "rigoroso período de negociação", as partes chegaram a acordo relativamente aos termos da venda da maioria do capital da TACV.

“Esta opção permitiu salvaguardar postos de trabalho permitindo certamente a possibilidade de ganhos enormes ao país nos mais diversos sectores da economia com a aceleração da implementação do hub”, lê-se na nota.

Para o Governo, o país terá um maior número de conexões aéreas com o mundo para suportar o desenvolvimento do turismo, bem como uma maior proximidade entre Cabo Verde e a comunidade de emigrantes.

Além disso, acredita que a eventual aceleração da implementação do hub poderá proporcionar oportunidades para as empresas de gestão aeroportuária.

A assinatura do contrato acontece sexta-feira, na Sala de Conferência do Palácio do Governo, às 16H00, num acto a ser presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,28 fev 2019 7:45

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 nov 2019 23:21

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.