“As obras do porto do Maio vão arrancar o mais tardar em Maio. O presidente do BAD já confirmou a sua presença neste acto. Em princípio ele estará em Cabo Verde para marcar o início das obras no Porto do Maio”, disse.
Conforme o governante esse porto vai criar um “mar de oportunidades” para a ilha do Maio, para a ilha de Santiago e para as ilhas de Sotavento e todo Cabo Verde.
Nós estamos muito engajados em garantir as condições para dentro do prazo previsto possamos ter o porto construído”, sublinhou o ministro.
As obras do Porto do Maio, cujo orçamento ronda os 15 milhões de euros, vão ser financiadas pelo BAD e a duração prevista é de 18 meses.
Do pacote da empreitada, constam a requalificação do ponto cais existente, construção de um quebra mar com uma dimensão de 150 metros de comprimento e 4 de largura, fazendo parte ainda do projecto a construção de duas rampas roll on roll off, sendo uma de metal e a outra de betão armado, bem como um murro/cortina lateral.
As obras em apreço vão comportar a requalificação do terrapleno do porto, bem como a sua extensão em mais 50 metros de largura e o reforço do muro da protecção das ondas do mar.
Consta ainda nesta empreitada, a construção de uma estrada de acesso à cidade do Porto Inglês.