Conjuntura desfavorável faz diminuir crescimento

PorExpresso das Ilhas,15 abr 2019 12:01

Instituto Nacional de Estatística (INE) indicou hoje que o “ritmo de crescimento económico abrandou no primeiro trimestre 2019, situando acima da média da série e evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo, a conjuntura económica é desfavorável”.

Naquele que é considerado o principal motor da economia nacional, o turismo, o “indicador de confiança manteve a tendência descendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo”, avança o INE que acrescenta que “a conjuntura no sector é desfavorável”.

O relatório destaca ainda que os empresários daquele sector “apontaram a insuficiência da procura e o excesso de burocracia e regulamentações estatais como sendo o principal obstáculo do sector no 1º trimestre de 2019”.

O cenário é idêntico no sector da construção civil. Segundo o INE o “indicador contrariou a tendência descendente dos últimos trimestres, situando abaixo da média da série e evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo”. Ainda assim, “a conjuntura no sector é desfavorável. Os empresários apontaram o nível elevado da taxa de juros e as dificuldades na obtenção de crédito bancário como sendo os principais constrangimentos do sector no quarto trimestre 2018”.

Em evolução abaixo da média da série esteve, também, a indústria transformadora que evoluiu negativamente face ao trimestre homólogo. A “conjuntura no sector é desfavorável” e os empresários apontaram “as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e a falta de mão-de-obra qualificada foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do primeiro trimestre 2019”.

A contrariar estas evoluções negativas estiveram os sectores de comércio em estabelecimento, comércio em feira, transportes e turismo residencial, uma vez que todos estes sectores registaram evoluções positivas no primeiro trimestre deste ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,15 abr 2019 12:01

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.