Governo concede aval à TACV

PorExpresso das Ilhas,28 fev 2022 8:48

Resolução foi publicada no Boletim Oficial para poder realizar um empréstimo de 165 mil contos junto da Caixa Económica.

A TACV vai realizar um “financiamento bancário de emergência junto da Caixa Económica de Cabo Verde” de mais de 165 mil contos.

A operação conforme refere o governo no Boletim Oficial justifica-se com o “contexto de dificuldades financeiras” causadas “por um conjunto de circunstâncias, cuja evolução será determinada fundamentalmente pelos resultados alcançados no combate à doença da COVID-19 no panorama global” e para fazer face a “situações emergenciais, entre elas o pagamento dos salários dos colaboradores, que requer solução imediata, sob pena de prejudicar o processo em curso”.

O aval tem a data de vencimento de doze meses e já se encontra em vigor.

Paralelamente, no mesmo Boletim Oficial, o governo anuncia que alargou o prazo do aval para o empréstimo de 100 mil contos que tinha sido concedido à companhia aérea.

“Considerando que os efeitos da pandemia ainda persistem sobre o sector da aviação, acrescido do facto da empresa ter sido obrigada a adiar o recomeço das suas operações, anteriormente prevista para o mês de Junho de 2021, o que não permitiu a entrada de receitas e, ainda, este cenário implicou a devolução dos valores recebidos relativos aos voos cancelados”.

Com este contexto, aponta o governo, a tesouraria da empresa está “sob pressão resultante das consequências da pandemia” e precisa “de recorrer à prorrogação do crédito citado, por um período de mais oito meses. Para este efeito, todavia, é-lhe exigida a apresentação da extensão do aval do Estado concedido anteriormente”.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 fev 2022 8:48

Editado porAndre Amaral  em  14 nov 2022 23:28