A alienação do edifício, há vários anos em situação de abandono, vai ser discutida, no dia 2 de Agosto, pela Assembleia Municipal do Porto Novo, que deverá autorizar a autarquia a vender o imóvel.
Seguir-se-á a reabilitação, por parte do investidor, para receber um empreendimento turístico.
Mike James, de nacionalidade inglesa, é um dos empresários que já manifestou interesse em investir no turismo em Tarrafal de Monte Trigo.
A Câmara Municipal do Porto Novo já garantiu “todo o suporte e apoio na implementação” dos investimentos “que irão contribuir para o desenvolvimento” do município.
Tarrafal de Monte Trigo receberá, a partir deste ano, investimentos à volta de 66 mil contos para a valorização da aldeia turística. O projeto foi lançado em Junho pelo primeiro-ministro.
Além da recuperação do edifício da antiga fábrica de conserva, está ainda previsto a construção de um posto de turismo, a melhoria das fachadas das casas, a relocalização das pocilgas à entrada desta zona, entre outras intervenções.
A ilha de Santo Antão vai ser contemplada com um investimento de 190 mil contos para a valorização de quatro aldeias turísticas, duas no Porto Novo, uma no Paul e outra na Ribeira Grande.