Trata-se da segunda vez em apenas uma semana que o Silver Cloud aportou à ilha de Santo Antão, tendo levado, a 11 de Outubro, 130 turistas a bordo para conhecer a “ilha das montanhas”, cujos operadores desejam a sua integração na rota do turismo de cruzeiros.
Para isso, tanto os operadores turísticos como as autoridades municipais têm vindo a defender, reiteradamente, a ampliação do porto do Porto Novo para poder receber navios de cruzeiros de maior porte.
A temporada de cruzeiros nos Portos de Cabo Verde arrancou a 07 de Outubro, com a escala do navio Viking Polaris, que foi, recentemente, construído e baptizado nos Países Baixos, informou a Empresa Nacional da Administração dos Portos (Enapor), através do seu site.
O Governo apresentou, em Março de 2021, o projecto de expansão do porto do Porto Novo, que representará um investimento que, segundo os estudos, pode chegar aos 39 milhões de euros.
O projecto aponta para uma infra-estrutura portuária capaz de receber, em simultâneo, dois navios de cabotagem, utilizando rampas Ro/Ro, e um navio de cruzeiro de 200 metros de comprimento.