Edição 858 – 9 de Maio

PorExpresso das Ilhas,9 mai 2018 0:22

Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Eugénio Inocêncio: O turismo não pode estar de costas voltadas para as populações. O turismo sustentável é, necessariamente, um turismo inclusivo, que beneficia a todos, e que acontece respeitando vários equilíbrios: social, ambiental, económico e demográfico.

Estes equilíbrios não são espontâneos e supõem o planeamento do que se pode e do que não deve ser feito, bem como, em consequência, do que se pretende fazer. Tirar partido das oportunidades é o que proporciona o bem-estar das famílias e das comunidades, a criação de emprego, a geração de oportunidades e a criação.O número de turistas que procuram a ilha de Santiago está em expansão e nos próximos anos irá assistir-se a um boom até há pouco tempo impensável. Estes são alguns dos temas da conversa com Eugénio Inocêncio, presidente da Associação de Turismo de Santiago.

Também neste número, Beto Alves: “Santa Catarina precisava de um choque profundo no processo do seu desenvolvimento”. O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago está a imprimir uma nova dinâmica de desenvolvimento no concelho que começa pela cidade e se alastra um pouco por vários pontos do município. A face mais visível desta aposta são as obras de requalificação de Assomada que nestes dias que antecedem as Festividades do 13 de Maio regista um frenesim de máquinas e trabalhadores envolvidos nas obras de edificação da zona pedonal e da asfaltagem da cidade. O seu desempenho, como nos dá conta Beto Alves nesta entrevista, está sendo reconhecido pela população e pela própria oposição municipal que votou por unanimidade o Orçamento para 2018.

3º Diálogo de Alto Nível do Centro Internacional de Investigação do Atlântico: Uma malha de conhecimento está a formar-se no Atlântico…Está em curso a implementação de uma rede de pesquisa e investigação que une vários pontos do Atlântico, numa abordagem integrada e integradora. Nos dias 7 e 8 de Maio, mais um passo foi dado na consolidação deste projecto, com o 3º Diálogo de Alto Nível do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre), realizado na capital de Cabo Verde e no qual foi assinada a Declaração da Praia. abre-se uma nova etapa para a iniciativa multi-governamental, que deverá passar, em Novembro, à sua fase operacional.

Isenção de Vistos: Adiada mas firme. América do Norte e países fora do Schengen são os seguintes. A celebração do Dia da Europa – comemorado hoje, 09 de Maio – manteve na actualidade a celeuma à volta da decisão do governo, anunciada à cerca de um ano, de isentar de vistos para entrada e permanência em Cabo Verde cidadãos europeus oriundos dos países que integram o espaço Schengen mais o Reino Unido. Sofia Moreira de Sousa, embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, voltou a defender esta semana a decisão ao mesmo tempo que alerta que a reciprocidade, sendo um objectivo comum, ainda está distante.

Ulisses Correia e Silva no Horasis Global Meeting: Cabo Verde está a negociar com o FMI um programa de assistência financeira. Em Lisboa, o Primeiro-ministro anunciou a negociação com o FMI de um programa de assistência financeira tendo em vista a “regularização de parte da dívida estrangeira”. Ulisses Correia e Silva garantiu ainda que os constrangimentos que se colocam aos empresários estrangeiros estão a ser resolvidos.

Desporto, Muito xadrez em Cabo Verde: Já consagrados 4 Campeões Regionais de 2018.

No interior, a opinião de José Almada Dias O milagre da multiplicação dos ovos da SOCIAVE, um caso de sucesso!; de Eurídice Monteiro, O ambiente de liberdade; e de António Ludgero Correia, Liberdade de imprensa: contornando as ameaças.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,9 mai 2018 0:22

Editado porDulcina Mendes  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.