Artigos sobre Isenção de vistos
Isenção reciproca de vistos com a Rússia sobe ao plenário em Outubro
O Governo de Cabo Verde vai avançar com um acordo para isenção recíproca de vistos em passaportes ordinários com a Rússia, conforme proposta de resolução que vai a votação no parlamento na próxima semana.
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe acordam isenção de vistos
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde e Santo Tomé e Príncipe assinaram, no final da tarde de quarta-feira, no Mindelo, acordos de isenção de vistos e licença de condução.
Agências de viagens vão receber 6 euros por cada inscrição na plataforma que vai gerir a TSA
Com a entrada do novo ano, entra em vigor a nova Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA) que o governo reviu para compensar o desaparecimento dos vistos de curta duração para os cidadãos de países da União Europeia e de outros países europeus.
Estrangeiros residentes vão ficar isentos do pagamento de TSA
A alteração à lei será feita em breve, disse hoje ao Expresso das Ilhas o ministro dos Assuntos Parlamentares, Elísio Freire, que confirmou que os cidadãos estrangeiros, com estatuto de residente, não vão pagar TSA, nos voos internacionais, beneficiando da mesma isenção concedida a cidadãos nacionais.
Reavaliar a isenção de vistos? "Porque não?", pergunta Presidente
O Presidente da República acharia normal que o Governo voltasse atrás na intenção de isentar de vistos os cidadãos da União Europeia e do Reino Unido. A posição do chefe de Estado foi manifestada ao Expresso das Ilhas, numa entrevista exclusiva que pode ler na íntegra na edição impressa desta semana, já nas bancas.
Tesouro receberá 86% da receita da Taxa de Segurança Aeroportuária
Os cofres do Estado receberão a principal fatia da receita angariada com a Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA). Tal como estabelece o decreto-lei do Governo, o Tesouro terá direito a 86% do valor cobrado aos passageiros.
Ministro do Turismo defende TSA: "um visto é uma chancela, não há apuramento das pessoas que estão a viajar"
O ministro do Turismo e Transportes garantiu quarta-feira, na Praia, que a Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA), aprovada em Conselho de Ministros, e que entrará em vigor a partir de Janeiro de 2019, vai reforçar a segurança nas fronteiras do país, permitindo implementar mecanismos de controlo de entradas mais seguros que o actual sistema de vistos.
Cidadãos de Cabo Verde isentos de visto para Angola a partir de 1 de Julho
Os cidadãos de Cabo Verde e do Ruanda vão deixar de estar obrigados a ter visto de turismo para entrarem em território angolano a partir de 01 de Julho, conforme determinação do Presidente da República daquele país.
Isenção de vistos: Simetria, Contraste ou Provincianismo?
“Sucesso é a capacidade de avançar de um fracasso para outro sem qualquer quebra de entusiasmo.” Winston Churchill
Editorial: Isenção de vistos, medida fracturante
Na sequência do Conselho de Ministros da quinta-feira passada, o porta-voz do governo anunciou que a isenção de vistos para cidadãos da União Europeia e do Reino Unido irá vigorar a partir de Janeiro de 2019. A medida foi inicialmente apresentada ao público pelo próprio Primeiro-Ministro em Abril de 2017. A ideia então era que a medida seria efectiva no mês seguinte. Não foi possível e adiou-se para Janeiro de 2018. Adiamentos posteriores para Maio de 2018 e agora para 2019 deveram-se a questões operacionais levantadas pelos operadores turísticos políticos e ao que recentemente a embaixadora da União Europeia chamou de condições técnicas necessárias. Se logo do início a proposta de isenção de vistos não foi bem aceite, em particular em certos círculos de opinião sensíveis a questões identitárias, com o passar do tempo a percepção geral é que piorou. A sondagem do Afrobarómetro publicada em Abril estimou que uma maioria de 58% dos cabo-verdianos seriam contra a isenção de vistos a turistas europeus. No meio de tanta hostilidade há quem pergunte se realmente os sucessivos adiamentos devem-se a questões operacionais ou se são sinais de recuo ou de pelo menos de alguma hesitação do governo na sua implementação.
Isenção de vistos adiada mas firme. América do Norte e países fora do Schengen são os próximos
A celebração do Dia da Europa – comemorado a 09 de Maio – manteve na actualidade a celeuma à volta da decisão do governo, anunciada há cerca de um ano, de isentar de vistos para entrada e permanência em Cabo Verde cidadãos europeus oriundos dos países que integram o espaço Schengen, mais o Reino Unido. Sofia Moreira de Sousa, Embaixadora da União Europeia (UE) em Cabo Verde, voltou a defender esta semana a decisão ao mesmo tempo que alerta que a reciprocidade, sendo um objectivo comum, ainda está distante.
Edição 858 – 9 de Maio
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Eugénio Inocêncio: O turismo não pode estar de costas voltadas para as populações. O turismo sustentável é, necessariamente, um turismo inclusivo, que beneficia a todos, e que acontece respeitando vários equilíbrios: social, ambiental, económico e demográfico.
Isenção total de vistos é objectivo comum, mas há muito caminho a percorrer
A representante da União Europeia em Cabo Verde disse ontem que a isenção total de vistos entre a Europa e o arquipélago é um objectivo comum, mas ressaltou que há muito caminho a percorrer até uma eventual negociação.
Isenção de vistos só em Janeiro do próximo ano
Os cidadãos da União Europeia e do Reino Unido que visitem Cabo Verde só estarão isentos do pagamento de vistos a partir de Janeiro do ano que vem, anunciou hoje o governo.
Luís Filipe Tavares desvaloriza críticas à contratação de professores cabo-verdianos por Angola
De regresso da visita de três dias a Angola, o Ministro Luís Filipe Tavares desvalorizou hoje (09) a reacção do sindicato angolano dos professores ao acordo em negociação entre Angola e Cabo Verde para envio de professores cabo-verdianos àquele país lusófono.
Cabo Verde estuda isenção de vistos para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Suíça
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, disse hoje que o país está a trabalhar para conceder isenção de vistos aos cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e países europeus como a Suíça.
Isenção de vistos não está a ser aplicada a pedido dos operadores turísticos
Governo tinha anunciado que a partir de 1 de Janeiro de 2018 deixaria de cobrar vistos pelas entradas de curta duração (até 30 dias) em Cabo Verde. No entanto, a Polícia de Fronteira continua a cobrar os vistos. Ministério da Administração Interna diz que Maio é agora a data para entrada em vigor.
Isenção de vistos, afinal, só em Maio
Governo tinha anunciado que a partir de 1 de Janeiro de 2018 deixaria de cobrar vistos pelas entradas de curta duração (até 30 dias) em Cabo Verde. No entanto, a Polícia de Fronteira continua a cobrar os vistos. Ministério da Administração Interna diz que Maio é agora a data para entrada em vigor.
mais