Como atesta o artigo oficial da FIFA, History of football – The Global Grow (História do futebol- o crescimento global), dado a proximidade geográfica, depois da Inglaterra, a Escócia foi a primeira região do Reino Unido a ser implementado o futebol em 1873. País de Gales em 1875 e Irlanda em 1880, foram seguidamente as outras regiões britânicas onde chegou o futebol, países reconhecidos hoje mundialmente pela FIFA.
No contexto europeu, Holanda e Dinamarca foram os primeiros países “não britânicos” a serem reconhecidos e a nível de outros continentes, como é o caso da Oceânia, na Nova Zelândia chegou em 1891 e na América teve a sua iniciação, primeiramente no Chile em 1985 e depois Uruguai em 1990.
No que diz respeito ao futebol cabo-verdiano, alguns anos após a mundialização do futebol e no mesmo ano da fundação da FIFA (1904), segundo registos oficiais, baseado em pesquisas estribadas no futebol português e mundial, o primeiro cabo-verdiano a atuar no futebol fora das ilhas de Cabo Verde foi Fortunato Levy.
Levy jogou no Benfica entre o ano de 1904 a 1907, participou na fundação do clube e foi o primeiro capitão de sempre do SL Benfica.
Ademais, segundo o Sporting Clube de Portugal, Fortunato Levy, natural da cidade da Praia, representou o Sporting Clube de Portugal no ano de 1908-09, ficando assim como o primeiro cabo-verdiano ultramar a representar o futebol nos dois grandes de Lisboa.
Segue-se depois Adérito Sena, natural de Mindelo, 30 anos depois de Fortunato, com a saída do SC Mindelense, no ano desportivo 1935-36, para o Boavista de Portugal.
Adérito Sena foi um excelente atleta proveniente de uma geração familiar de excelentes futebolistas como os seus irmãos Aires e Alector Sena que vieram dar a sequência na internacionalização do futebol cabo-verdiano, jogando no Vitória de Setúbal e no Boavista de Portugal, um ano depois, em 1936-37.
Mais tarde, em 1944, Roqui chegou ao Sporting CP, oriundo do Sporting de São Vicente e em 1945, Ben David aterrou na Metrópole para representar o Fabril Barreiro proveniente do Mindelense, procurando tanto jogar como trabalhar no sentido de buscarem melhores condições de vida.
Ficam assim distribuídos até hoje, os primeiros cabo-verdianos a atuar no futebol mundial:
1º Fortunato Levy- SL Benfica (1904-05);
2º Adérito Sena- Boavista de Portugal (1935-1936);
3º Alector Sena – Vitória Setúbal e Aires Sena- Boavista de Portugal (1936-37).