Trabalhadores do handling na Praia e Boavista ameaçam com greve de três dias

PorFretson Rocha,12 dez 2017 17:19

Os trabalhadores da Cabo Verde Handling, nas escalas da Praia e Boavista ameaçam paralisar os trabalhos nos dias 19, 20 e 21 deste mês. Os funcionários reivindicam o enquadramentos no sistema de gestão da carreira e o estabelecimento de um horário de trabalho de acordo com a lei.

A informação foi confirmada esta terça-feira, à Rádio Morabeza, pelo presidente do Sindicato de Transportes, Telecomunicações Hotelaria e Turismo (SITTHUR), Carlos Lopes. De acordo com o sindicalista, a regularização dos enquadramentos no sistema de gestão da carreira deve respeitar a antiguidade dos funcionários e a tabela de salários. No que diz respeito ao horário de trabalho, o representante dos trabalhadores quer respeito pelos limites estabelecidos para repouso e férias.

“Um dos grandes problemas que se verifica nas escalas tem a ver, precisamente, com o horário. Não são respeitados os limites estabelecidos na lei, nem são respeitados os intervalos de repouso, folgas, etc”, diz.

São questões que “se vêm arrastando de forma injustificada há mais de um ano”.

“Como não tem havido abertura suficiente para aceitação dessas reclamações, os trabalhadores decidiram avançar para um processo de greve”, afirma.

Os trabalhadores querem ainda o ajustamento do subsídio de Natal a 100 por cento, a partir deste ano, e fixação do subsídio de férias, a partir de 2018.

Segundo Carlos Lopes, a greve de três dias afectará todas as funções, incluindo a secção de carga, e abrange todos os trabalhadores, designadamente bagageiros, operadores de rampa, agentes comerciais e de tráfego, motoristas, mecânicos, auxiliares e serventes de limpeza.

O pré-aviso de greve dos trabalhadores da Cabo Verde Handling foi entregue à administração da empresa e à Direcção-Geral do Trabalho no dia 7 de Dezembro.

O presidente do SITTHUR aguarda que a Direcção-Geral do Trabalho convoque as partes para uma tentativa de conciliação.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha,12 dez 2017 17:19

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 nov 2018 3:23

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.