Os números da Direcção Nacional da PN, mais uma vez, contrariam os avançados pelo Sindicato nacional de Polícia (SINAPOL), que estimou em 99% a taxa de adesão no segundo dia da greve.
De acordo com a nota da Direcção Nacional da PN, dos 611 efectivos escalados nos diferentes serviços e unidades operacionais, a nível nacional, 53,28% compareceram nos respectivos postos de trabalho e 285 aderiram à greve.
O comunicado da Direcção Nacional da PN procura tranquilizar a sociedade em relação ao cumprimento da operação ‘Natal e Fim de Ano em Segurança’.
“Em relação ao cumprimento do plano operacional para esta quadra, particularmente na capital, vem sendo garantido pelo pessoal que não aderiu à greve que conta com o apoio das Forças Armadas”, lê-se na nota.
Entretanto, a nível das fronteiras nas ilhas da Boa Vista e São Vicente, houve a necessidade de se fazer reajustes. “Na Boa Vista e Mindelo houve necessidade de fazer reajustes, mas as formalidades nas fronteiras vêm acontecendo na normalidade”, informa o comunicado da Direcção Nacional da PN.
"Os serviços estão a ser garantidos normalmente na Praia e no Sal pelos efectivos da Direcção de Emigrantes e Fronteiras que não aderiram à greve".