Presidente destaca desafios da segurança na África Ocidental

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,17 mai 2018 15:36

Os desafios da segurança, nomeadamente os diferentes tráficos e o terrorismo foram alguns pontos destacados hoje pelo Presidente da Republica na cerimónia de abertura da 26ª Assembleia Regional da Francofonia que decorre na Cidade da Praia.

Jorge Carlos Fonseca afirma que o terrorismo é uma das grandes ameaças à vida em sociedade.

“A África Ocidental não está imune a esse flagelo que provoca sofrimentos e incerteza. Trata-se de um fenómeno que deve ser combatido com toda a energia e que exige uma estreita articulação entre os estados, para que o seu combate seja eficaz. Simultaneamente, temos de adoptar, nos nossos espaços os procedimentos que se impuserem, para limitar as possibilidades de aliciamento, especialmente dos jovens, porque como sabemos, as nossas vulnerabilidades são peças fundamentais dessa estratégia”, avança.

Jorge Carlos Fonseca lembra que os transportes e as comunicações são fundamentais para o desenvolvimento da sub-região, mas que ainda existem algumas limitações.

“Os transportes e as comunicações são essenciais ao nosso desenvolvimento. Proporcionam a circulação de pessoas, ideias e bens, unificam mercados, permitem o usufruto da grande riqueza que é a nossa diversidade. Infelizmente nessas áreas padecemos de limitações muito serias. A situação dos países insulares, como Cabo Verde, merece atenção especial. As ligações marítimas e aéreas, em razão da nossa continuidade territorial, são vitais para o desenvolvimento do país e sua integração”, explica.

Durante a abertura da 26ª Assembleia Regional da Francofonia, que decorre hoje e amanha na cidade da Praia, esteve presente o presidente da Assembleia Parlamentar da Francofonia, Jacques Chagnon e o secretário-geral da Assembleia Parlamentar da francofonia Jacques Kabral.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,17 mai 2018 15:36

Editado porFretson Rocha  em  21 set 2018 3:22

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.