APESC reafirma confiança em João Lima. “É ridículo responsabilizar o armador”

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,17 ago 2018 17:57

Suzano Vicente
Suzano Vicente(Rádio Morabeza)

A Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde (APESC) reafirma a sua confiança no presidente João Lima que na segunda-feira colocou o cargo à disposição, após o envolvimento de uma embarcação de que é proprietário na pesca de meia tonelada de cavala preta, em pleno período de defeso.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos 52 associados da organização. Em conferência de imprensa, na tarde desta sexta-feira, na sede da APESC, em Mindelo, o vice-presidente Suzano Vicente destacou a coragem do líder associativo, não aceitando a sua saída do cargo.

“Demonstra coerência, profissionalismo e o espírito de seriedade que sempre caracterizaram a nossa associação. Respeitamos a decisão dele mas não aceitamos essa posição, pelo que devolvemos-lhe toda a confiança”, diz.

Nos termos da legislação em vigor, as infracções cometidas a bordo são imputadas aos armadores. Ainda assim, a APESC entende que as responsabilidades devem ser assacadas directa e unicamente à tripulação.

“A responsabilidade das embarcações está a cargo do mestre/capitão, que tem a chefia de uma tripulação. É ridículo responsabilizar o armador pelos actos ilícitos que são cometidos nessas embarcações”, considera.

O caso remonta a 9 de Agosto, quando a polícia apreendeu todo o pescado e a embarcação Atlântida II. Além da cavala preta, no momento da apreensão, seguiam a bordo 694 quilogramas de olho largo e 311 quilos de espécies diversas, totalizando 1511 quilos de pescado. Por se estar no período de defesa da cavala preta, a lei estabelece que a captura da cavala, em mistura com outras espécies, não pode ultrapassar os 10% do total da captura.

O vice-presidente da APESC não acredita que a situação belisque a imagem da organização.

“Pensamos que não pode beliscar porque, como dissemos, uma coisa não tem nada a ver com a outra”, reafirma.

Com esta decisão, João Lima mantém-se no cargo de presidente da Associação dos Armadores de Pesca de Cabo Verde, cargo para o qual foi reeleito a 28 de Junho. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,17 ago 2018 17:57

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  14 nov 2018 3:23

pub.
pub

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.