De acordo com Ednalva Cardoso, vereadora de acção social, a criação do comité mostra a importância de trabalhar em rede, de modo a evitar a duplicação de acções.
"Este é o primeiro encontro. O objectivo principal é mostrar a importância da criação da rede. É o assinalar da responsabilidade por parte dos parceiros e ver se conseguimos, de facto, efectivar esse comité e começar a trabalhar em rede”, avança.
Por outro lado, a directora técnica do ICCA, Assunção Oliveira, explica que os comités municipais não são órgãos das câmaras municipais, mas sim órgãos do sistema de protecção das crianças. Defende, por isso, que todos os municípios devem ter uma plataforma de concertação entre os actores que actuam na área da infância.
"Actuação conjunta eficiente e eficaz em prol dos direitos da criança e do adolescente, nos respectivos municípios. Cabe aos comités a promoção e defesa dos direitos das crianças, nos diferentes municípios", explica.
A acção desta manhã surge depois de, em Setembro, a Câmara Municipal da Praia ter assinado um protocolo de parceria com o ICCA, com o objectivo de formalizar acções conjuntas para o reforço da protecção dos direitos das crianças e adolescentes e a redução das vulnerabilidades no seio desta camada da população, na capital do país.