A apresentação foi feita pela vereadora de acção social e género, no âmbito do programa “Bem Conduzir, para Melhor Viver”, lançado pela autarquia da capital.
Ednalva Cardoso revela que o aplicativo irá funcionar em regime de chamada ou de mensagem, com as coordenadas do cliente.
"Consigo chamar um táxi a partir da minha casa, posso fazer identificação de táxi do ponto mais próximo onde eu estou, através do aplicativo, o valor que pago por utente, quer nacional, quer por turistas, passa a ser mais transparente e mais justo, enquanto cidade, vamos ganhar com a regulação do trânsito, temos menos carros a circular, onde acabamos por proteger o ambiente", explica.
A partir de hoje, o aplicativo está disponível para download, por enquanto, em fase experimental. Até Dezembro, ficará em funcionamento efectivo.
Sobre a criação de praças de taxi, foram identificadas praças nas zonas do Plateau, avenida Amílcar Cabral, pracinha da Escola Grande e Fazenda, avenida Cidade de Lisboa.
"O horário de funcionamento das praças de táxi será das 7 às 20 horas, segundo ordem de chegada. Quem chega primeiro ocupa os espaços demarcados para tal. A partir das oito horas da noite, a circulação é livre. Quem quer ficar no ponto de táxi, fica, quem não quer, pode continuar a circulação de forma livre", avança.
As zonas de Achada de Santo António, Palmarejo, Ponta D´Água e São Filipe são os próximos bairros a serem contemplados com praças de taxi.