Moradores de Cidadela denunciam no Parlamento poluição sonora e ambiental

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,17 abr 2019 12:48

José Pedro Graça, Carlos Furtado, Ana Furtado
José Pedro Graça, Carlos Furtado, Ana Furtado(Rádio Morabeza)

Poluição sonora e ambiental, insegurança. Problemas levados hoje ao conhecimento da Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Reforma do Estado, por parte dos moradores da localidade de Cidadela, na cidade da Praia.

Em declarações aos jornalistas, a representante dos moradores da localidade de Cidadela, Ana Furtado, diz que estes problemas surgiram após a construção, no primeiro quarteirão do bairro, de um posto de abastecimento de combustível.

"Temos ar completamente poluído, porque o posto exala para atmosfera vapores de combustíveis que vêm dos respectivos tanques, que vêm das válvulas que abastecem os veículos, e que vêm da trasfega do camião cisterna para os tanques subterrâneos. No momento que se faz a trasfega, a poluição é tal que ninguém aguenta, nenhum ser humano, nenhum ser vivo aguenta tamanha poluição, naquele momento”, revela.

Em causa, também no que diz respeito à poluição sonora, de acordo com os moradores, alguns equipamentos instalados no posto de abastecimento de combustível.

A presidente da Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Reforma do Estado, Joana Rosa, explica que a referida comissão vai agora fazer audições com diferentes entidades, nomeadamente a Direcção Nacional de Ambiente.

"Não temos o poder de obrigar que essas instituições cumpram, a legislação, mas há instituições que podem ser suscitadas", avança.

A Direcção Nacional do Ambiente já tinha feito algumas recomendações à empresa petrolífera, proprietária do posto de abastecimento, nomeadamente no que diz respeito ao barulho do compressor instalado no local.

A Rádio Morabeza e o Expresso das Ilhas contactaram esta manhã a ENACOL, proprietária do posto de combustível em causa, que remeteu para mais tarde uma reacção ao caso. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,17 abr 2019 12:48

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  16 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.