Vacina de prevenção do HPV será introduzida no calendário nacional de vacinação

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,22 abr 2019 16:26

​Cabo Verde vai introduzir no calendário da vacinação, “brevemente”, a vacina que previne o cancro do colo de útero (HPV) para adolescentes, garantiu hoje o ministro da Saúde e Segurança Social.

Arlindo do Rosário deu a garantia à imprensa, quando falava hoje sobre a Semana Africana de Vacinação, à margem da cerimónia de abertura do evento que teve lugar na Ribeira Grande de Santiago.

Segundo o responsável pela pasta da Saúde, o ministério está a organizar o financiamento para esta cobertura, visto que o custo da vacinação em Cabo Verde é suportado pelo Governo, já que o país não faz parte da Aliança da Vacinação Mundial.

“Em termos de resultados efectivos, é um custo que vale a pena suportar, pelo que estamos a trabalhar e a ver as implicações em termos de financiamento, para equacionar a introdução da vacina contra o HPV dentro do calendário vacinal, sobretudo para as adolescentes”, disse.

Na sua declaração, o governante anunciou que estão a ser feitos estudos a diversos cenários possíveis, perante o impacto orçamental da medida. No entanto, o ministro entende que o custo “é mínimo, face às implicações” que este tipo de cancro tem para o país.

A vacina contra infecções provocadas pelo vírus do papiloma humano (HPV) contribui para redução da incidência do cancro do colo de útero e vulva nas mulheres.

A imunização também previne cancro do pénis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.

As vacinas contra o HPV são aprovadas em mais de 130 países e fazem parte de mais de 60 programas nacionais de imunização, sendo que desde 2006 mais de 200 milhões de doses foram distribuídas em todo o mundo.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,22 abr 2019 16:26

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 jan 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.