ERIS emite circular informativa sobre Colecalciferol

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 ago 2019 8:15

(imagem meramente ilustrativa)
(imagem meramente ilustrativa)

​A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emitiu quinta-feira uma circular informativa sobre o Colecalciferol em que recomenda aos profissionais de saúde a monitorizar e notificar qualquer caso que possa surgir com este medicamento.

Na circular, a ERIS explica que o colecalciferol, também denominado de vitamina D3, é uma vitamina lipossolúvel indicada para a prevenção e o tratamento da deficiência em Vitamina D e como adjuvante ao tratamento da osteoporose.

De acordo com a entidade, a reacção adversa 'insónia' não se encontra descrita no Resumo das Características do Medicamento (RCM) e no Folheto Informativo (FI), mas “evidências crescentes têm apontado para o papel da vitamina D na regulação do sono, influenciando tanto a qualidade como a quantidade, embora os mecanismos não sejam ainda totalmente compreendidos”.

A DCI colecalciferol consta da Lista Nacional de Medicamentos Essenciais, pelo que é de esperar a presença no mercado de medicamentos contendo esta substância.

“Apesar de até o momento não ter havido qualquer notificação neste sentido, a ERIS recomenda aos profissionais de saúde a monitorizar/notificar qualquer caso que possa surgir com estes medicamentos e não só”, lê-se no documento.

A ERIS continuará a acompanhar e a divulgar toda a informação de segurança sobre este assunto.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 ago 2019 8:15

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 mai 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.