COVID-19: 51% dos pacientes já estão curados

PorAndre Amaral,2 jun 2020 18:47

Artur Correia anunciou hoje que "pela primeira vez o número de pessoas curadas ultrapassou o número de casos activos" de COVID-19.

Na conferência de imprensa realizada ao final da tarde desta terça-feira, Artur Correia destacou que 237 pessoas, "51% dos casos", já tiveram alta hospitalar. A Praia já tem 178 casos recuperados, Boa Vista 53, São Vicente três e os concelhos de São Domingos, Tarrafal e Santa Cruz já registaram um caso recuperado cada.

Quanto aos casos confirmados hoje, o Director Nacional de Saúde referiu que dos oito casos "quatro estão na Praia, três no Sal e um em Santa Cruz.  convém esclarecer que dos quatro casos da Praia um refere-se a um paciente que tinha sido evacuado do Sal".

Em termos de doentes que estão internados "há 222 doentes a nível nacional, 213 na Praia, um no Tarrafal, três em Santa Cruz, Sal quatro e São Vicente um", acrescentou o Director Nacional de Saúde.

"Em quarentena estão 933 pessoas", disse Artur Correia, indicando que a Praia tem um total de 463 pessoas em quarentena e São Vicente conta com 315.

Sobre a possibilidade de existirem casos de COVID-19 nas ilhas que, até agora, foram consideradas livres da doença, Artur Correia revelou que "nós já sabemos que, por exemplo, na Europa se crer que oficialmente [a COVID-19] começou a aparecer em finais de Dezembro, hoje já há estudos que indicam que, afinal, em França havia registo de sintomas parecidos em Novembro".

"Aqui não temos nenhum estudo feito nesse sentido", acrescentou. "Sempre dissemos que todas as ilhas são ilhas em risco e poderão vir a ter casos. Isso está a confirmar-se, o Sal já começou a ter casos. Não nos estranhará nada que surjam casos noutras ilhas".

Quanto ao caso importado do Sal para a Praia Artur Correia explicou que a infecção foi detectada na Praia. "Foi aqui que, perante os sintomas, se fizeram testes para a pesquisa do vírus da COVID-19".

Artur Correia explicou ainda que este "é um paciente que tinha vindo há já alguns dias da ilha do Sal e todos os pacientes que chegam às estruturas de saúde, nomeadamente em São Vicente e na Praia, a estrutura que recebe tem um conjunto de procedimentos para segurança dos profissionais e de outros doentes".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,2 jun 2020 18:47

Editado porSara Almeida  em  15 mar 2021 23:20

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.