Segundo Maria da Luz Lima, quando questionada sobre o aumento de casos que se têm verificado após a saída do estado de emergência, este crescimento não é inesperado.
“Nos outros países que estão em momentos diferentes da epidemia, logo após o levantamento do estado de emergência, sempre houve um ligeiro aumento do número de casos notificados. Penso que não é anormal haver esse aumento, é um aumento controlado, não é repentino, com 50 ou 100 casos”, referiu a presidente do INSP.
“Já se esperava que, eventualmente, com o levantar do estado de emergência possa haver um aumento do número de casos, mas que depois acabam por reduzir”, explicou a presidente do INSP, no dia em que o país registou mais 18 casos novos, divididos pelos concelhos da Praia e Santa Cruz, todos na ilha de Santiago.
Com estes novos casos, o país aumentou o total acumulado para 585, desde 19 de Março, distribuídos pelas ilhas de São Vicente (09), Sal (08), Boa Vista (57) e Santiago (511, dos quais 483 na Praia).
Maria da Luz Lima voltou a apelar às pessoas para continuarem a cumprir as medidas preventivas e a proteger as populações vulneráveis, como os idosos e pessoas com outras doenças.
“Só assim poderemos todos controlar a disseminação da COVID-19 em Cabo Verde”, concluiu.