Na nota, a PJ assegura que, na sequência de uma série de investigações que tinha em curso, desencadeou, na manhã de hoje, uma operação na localidade de Achada Grande Trás, que culminou na detenção de 17 indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 16 e os 36 anos.
Oitos dos indivíduos foram, segundo a PJ, detidos em flagrante delito, e nove fora de flagrante delito.
Os mesmos, acrescenta a mesma fonte, são suspeitos da prática de crimes de homicídio, homicídio tentado, detenção e disparo de arma de fogo, motim, tráfico de drogas e roubo com violência sobre pessoas e coisas, cometidos de 2014 a esta data.
Ainda na sequência do cumprimento de 25 mandados de buscas a residências, foram apreendidas, segundo a polícia científica, dez armas de fabrico artesanal, denominadas “boca bedjo”, 15 armas brancas, 17 munições calibre 12 mm e 30 tacos de cannabis, tendo ainda sido apreendidos um televisor plasma, um aparelho de micro-ondas, um leitor de DVD e um leitor de CD, que se presume serem objectos provenientes de roubo.
“Os detidos, que fazem parte de três grupos rivais, que viviam em constante conflito entre si, e causavam transtornos aos moradores, serão presentes, dentro do prazo legal, às autoridades judiciárias competentes, para efeito do primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos e aplicação de medidas de coação pessoal”, lê-se na nota da PJ.
Nesta operação, na qual participou um contingente de 272 efectivos, a PJ contou com o apoio da Polícia Nacional e das Forças Armadas.