Unidades sanitárias de base de Salamansa, São Pedro e Calhau transformadas em postos de saúde

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,28 jul 2020 20:42

Elísio Silva e Augusto Neves
Elísio Silva e Augusto Neves(Rádio Morabeza)

As unidades sanitárias de base das localidades de Calhau, São Pedro e Salamansa, em São Vicente, foram transformadas em postos de saúde, com um enfermeiro permanente. O protocolo de parceria foi firmado na tarde desta terça-feira, entre a Câmara Municipal e a Delegacia de Saúde.

Os enfermeiros ficam instalados em espaços alugados e pagos pelas duas entidades. O delegado de saúde da ilha, Elísio Silva, explica que o objectivo é aproximar cada vez mais a saúde da população.

“Nessas localidades é importante ter um enfermeiro a tempo inteiro, e por isso foram criadas as condições mínimas para despertar o interesse dos profissionais de saúde. Em conjunto, conseguimos que hoje essas localidades tivessem um posto de saúde com enfermeiro a tempo inteiro, criando mais condições e levando mais saúde às localidades”, diz.

O responsável de saúde refere que a medida está incluída também nos trabalhos de preparação de combate à COVID-19 na ilha do Porto Grande.

“Neste momento de pandemia, ter melhores condições de saúde e quadros preparados nas comunidades, podemos dizer que estamos preparados para uma eventual epidemia de COVID-19 na ilha”, aponta.

Elísio Silva refere que os enfermeiros vão seguir as famílias de perto, nomeadamente os doentes crónicos que precisam de acompanhamento permanente. Para tal, a cada um dos enfermeiros será atribuída uma motorizada para que possam deslocar-se dentro da comunidade.

Do lado da Câmara Municipal, o presidente Augusto Neves disse que a saúde é a “grande preocupação” da sua gestão, principalmente neste momento complexo. Para o edil, a passagem de unidade sanitária de base para posto de saúde irá melhorar grandemente os cuidados de saúde nas referidas zonas.

“Estando lá o enfermeiro irá conhecer cada família, cada habitante da zona, irá ter um diálogo mais próximo de prevenção da saúde e de cuidado para essa população”

O protocolo assinado entre a Delegacia de Saúde e a Câmara Municipal de São Vicente insere-se no âmbito do projecto de apoio a profissionais de saúde nas localidades mais distantes.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,28 jul 2020 20:42

Editado porAndre Amaral  em  12 mai 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.