Eslovénia doa 150 mil doses de vacina contra a covid-19 a Cabo Verde

PorSara Almeida,4 ago 2021 17:03

1

A Eslovénia irá fornecer 150.000 doses da vacina AstraZeneca a Cabo Verde, anunciou hoje o governo esloveno. Além desta doação, são esperadas também 56 mil doses da mesma vacina, oferecidas pelo Luxemburgo e 200 mil da Pfizer, por parte dos EUA.

A doação da Eslovénia foi avançada esta quarta-feira pelo Gabinete de Comunicação do Governo Esloveno (UKOM), e surge como ajuda humanitária na luta contra a pandemia.

De acordo com a mesma fonte, citada pelo slovenitimes, a Eslovénia tem quantidades excedentárias de vacinas e quer assegurar que o maior número possível de pessoas seja vacinado, também para além das suas fronteiras, a fim de garantir uma maior protecção colectiva.

“Isto é especialmente verdade para áreas de interesse turístico ou empresarial para os eslovenos, incluindo Cabo Verde”, cita o jornal.

Da parte de Cabo Verde, Júlio Morais, Director Nacional da Política Externa, confirma a notícia do slovenitimes, avançando que falta agora acertar alguns aspectos logísticos para que as vacinas possam chegar ao arquipélago.

Pondera-se inclusive a possibilidade de as 150 mil doses doadas pela Eslovénia venham no mesmo voo das também esperadas 56 mil doses de AstraZeneca oferecidas pelo Luxemburgo.

As estas 206 mil doses da vacina que mais tem sido usada em Cabo Verde, irão juntar-se 200 mil doses da vacina Pfizer, fornecidas pelos Estados Unidos.

Ainda não há data certa para a chegada das mesmas, estando as vacinas oferecidas por Washington previstas para finais de Setembro.

Estes anúncios surgem num momento em que Cabo Verde está a intensificar a sua campanha de vacinação, e em que cerca de 41% da população elegível já está vacinada com pelo menos uma toma. Santo Antão lidera com quase 3/4 da sua população já inoculada.

A meta, recorde-se, é chegar aos 70% da população elegível vacinada até ao final do ano.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sara Almeida,4 ago 2021 17:03

Editado porSara Almeida  em  18 mai 2022 23:21

1

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.