Professores em greve protestam hoje em todo o país

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 mar 2022 8:25

Os professores realizam hoje uma greve nacional, com manifestações previstas para todas as ilhas, exigindo ao Governo a resolução de pendências em atraso e reclassificações, num protesto convocado pelo Sindicato Nacional dos Professores (Sindep).

“Estamos a contar com uma adesão em massa porque os professores é que estão cansados e pediram esta greve, para reclamar desta inércia. São só palavras e discursos”, afirmou à Lusa o sindicalista Jorge Cardoso, antecipando o protesto de hoje.

Em causa, explicou, estão várias situações de alegado incumprimento, nomeadamente reclassificações de 2016 a 2021, subsídios pela não redução da carga horária de 2017 a 2022, ou falta de publicação de aposentações, mas também o congelamento de salários desde 2016.

O ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, afirmou em 09 de Fevereiro, no parlamento, que o actual Governo aplicou medidas de correcção de distorções das carreiras a cerca de 7.700 professores, pendências atrasadas desde 2008, apesar dos protestos dos sindicatos.

“As pendências acumuladas de 2008 a 2016 foram pendências que foram resolvidas pelo Governo de Cabo Verde de 2016 a esta parte”, disse o ministro.

O compromisso do Governo com os representantes sindicais dos professores, recordou o ministro, prevê resolver as pendências até 2023: “Não me escudo na questão da covid-19, mas temos de ter a noção clara que de 2020 a esta parte, não é só Cabo Verde, é o mundo inteiro, tivemos de fazer face às consequências da covid-19 e tivemos que alocar verbas para atender as emergências no domínio da saúde e no domínio da protecção social”.

Os professores  realizaram em 01 de Fevereiro último, em todo o país, uma manifestação pública para exigir do Governo mais respeito, dignidade, reajuste salarial e descongelamento das carreiras, bem como o cumprimento dos compromissos assumidos.

“Temos que mobilizar 400 mil contos nos próximos dois anos para resolver as pendências (…) Até 2023 esperamos resolver todas as pendências”, afirmou Amadeu Cruz, reconhecendo que os professores têm motivos “para reivindicar”.

O Sindep conta com cerca de 4.000 professores afiliados e segundo Jorge Cardoso o protesto de hoje, que inclui uma manifestação marcada para depois das 09h00 locais  em frente ao Palácio do Governo, na cidade da Praia, representa uma “luta da classe pela resolução definitiva destes problemas”.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 mar 2022 8:25

Editado porA Redacção  em  6 dez 2022 23:28