​Provedor de Justiça vai a Angola passar presidência ao seu homólogo

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,15 abr 2022 9:15

O Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, visita Angola de 19 a 22 deste mês para fazer a passagem da presidência rotativa da rede dos Provedores de Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

José Carlos Delgado disse à Inforpress que vai a Luanda a convite do seu homólogo angolano e, durante a sua estada naquele país africano de língua oficial portuguesa, além de participar na semana do Provedor de Justiça de Angola, toma ainda parte na reunião da Rede dos Provedores, das Comissões dos Direitos Humanos da CPLP.

Além da passagem da presidência de Cabo Verde do Provedor de Justiça para Angola, haverá um ciclo de conferências sobre a ordem constitucional e as prerrogativas dos Provedores de Justiça na CPLP.

Na capital angolana, José Carlos Delgado vai desenvolver um tema intitulado “A violação dos direitos fundamentais dos cidadãos nos países da CPLP e o papel do Provedor de Justiça” e moderado pelo procurador federal dos direitos dos cidadãos do Brasil.

Na sua perspectiva, trata-se de um tema “extremamente actual”, tendo em conta que o relatório do Departamento de Estado americano sobre os direitos humanos abrange a situação em todos os países da CPLP.

“Pode ser uma ocasião para se abordar a questão da situação dos direitos humanos na Guiné-Bissau”, prognosticou José Carlos Delgado.

Instado se vai encontrar-se com a comunidade cabo-verdiana radicada em Luanda, o que sua opinião seria “muito útil”, mas afirmou que desta vez não será possível porque o programa da sua estada em Angola é “muito apertado”.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,15 abr 2022 9:15

Editado porFretson Rocha  em  28 dez 2022 23:28