De acordo com uma nota do Provedor da Justiça, o objectivo da visita é a identificação de melhores mecanismos de diálogo e cooperação com as autoridades locais e serviços desconcentrados .
"Pretende-se fazer a sensibilização para o acesso ao Provedor de Justiça, interagir com organizações da sociedade civil, além de efectuar visitas aos estabelecimentos prisionais do Sal, São Vicente e Santo Antão", lê-se no documento.
Na sua tomada de posse, em Novembro de 2020, o Provedor de Justiça, José Carlos Delgado, prometeu “estar cada vez mais próximo dos cidadãos”, de forma a cumprir um dos propósitos do órgão que incorpora. Também pediu a “colaboração de todos, visando poder exercer as suas funções baseadas em queixas apresentadas pelos cidadãos, quer seja individual, quer colectivamente.”
Como desafio elegeu a necessidade de “dar respostas em tempo útil e em consonâncias com as expectativas dos cidadãos” e disse que esperar “contar com a colaboração dos órgãos de soberania, em especial o Parlamento e o Governo, mas também com a administração pública, em prol da salvaguarda dos direitos dos cidadãos e da boa condução da administração e do bem-comum”.