Governo lança “Capital Humano” orçado em 26 milhões de dólares

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,17 mai 2022 13:56

Coordenador de Unidade de Gestão de Projectos Especiais do Ministério das Finanças, Nuno Gomes
Coordenador de Unidade de Gestão de Projectos Especiais do Ministério das Finanças, Nuno Gomes Rádio Morabeza

Vinte e seis milhões de dólares é o valor no qual está orçado o projeto “Capital Humano”, apresentado esta terça-feira pelo governo, na Praia. O projecto é financiado pelo Banco Mundial e visa acelerar o crescimento económico, fortalecer o capital humano e criar oportunidades de emprego em cinco sectores, nomeadamente turismo e indústria, economia digital, energias renováveis e agricultura. A meta passa pela ambição de criar 100.000 novas oportunidades de emprego até 2030.

O coordenador de Unidade de Gestão de Projectos Especiais do Ministério das Finanças, Nuno Gomes, explica as componentes do projecto. "Na parte da inclusão social produtiva, ter famílias mais desenvolvidas e combater a pobreza com a inclusão produtiva. Esta parte é a maior fatia do projecto. A ideia é expandir para os 22 municípios, com uma inclusão produtiva”. 

Nuno Gomes, diz que a ideia é deixar de fazer a transferências directas de dinheiro, ”mas incentivar e capacitar as famílias para que possam gerar o seu próprio rendimento. São 26 milhões de dólares nas áreas de educação, formação profissional, inclusão social e também habitação voltada para a inclusão produtiva, quatro componentes do projecto ”, sublinha. 

A apresentação do projecto foi presidida pelo Primeiro-Ministro. Ulisses Correia e Silva destaca a educação e a inclusão social como base das transformações sociais necessárias.

“Desde o acesso à educação, ensino pré-escolar, básico, secundário. Quebrar o ciclo vicioso da pobreza que se transmite de pais para filhos, o acesso à saúde, o acesso a rendimento, o acesso ao trabalho, habitação condigna, condições de pobreza extrema, envolvente onde as pessoas vivem, para podermos de facto eliminar a pobreza extrema", observa.

O chefe de Governo diz que é preciso ter ambição para "eliminar a pobreza extrema, porque mexe com a dignidade das pessoas", ao mesmo tempo que se deve reduzir a pobreza absoluta.

O projeto Capital Humano visa apoiar as reformas do sistema educativo do ensino secundário, aumentar a oferta de cursos de formação profissional de qualidade em turismo e economia azul, reforçar o acesso a serviços básicos e promover a inclusão social e produtiva dos mais vulneráveis.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,17 mai 2022 13:56

Editado porAndre Amaral  em  30 jan 2023 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.