China doa scanner móvel à alfândega da Praia

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,6 abr 2023 12:24

XU Jie, Olavo Correia
XU Jie, Olavo Correia Rádio Morabeza

Cabo Verde recebeu um veículo de inspecção móvel, que ficará colocado ao serviço na Alfândega da Praia. Scanner foi financiado pelo Governo da República Popular da China, no quadro do processo de modernização das alfândegas nacionais.

O vice-Primeiro Ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, afirmou que Cabo Verde tem de ter um quadro institucional e um quadro tecnológico que garanta a segurança absoluta ao nível das alfândegas.

O ministro justifica que há muitas mercadorias ilícitas que podem entrar no país e é preciso ter um controle ao nível das alfândegas de forma rápida.

"Por isso que esta aposta da cooperação com a China é importante. Já existem equipamentos de scanner nas ilhas do Sal e de São Vicente. Agora, esse equipamento móvel vai aumentar a nossa capacidade de fiscalização e de controlo, por forma a que tenhamos alfândegas seguras. A segurança física, a segurança sanitária, a promoção de um país que seja respeitável, mas que também tenha segurança, é fundamental para Cabo Verde", explicou.

Por outro lado, o embaixador China, Xu Jie, disse acreditar que os equipamentos entregues a Cabo Verde irão desempenhar um papel importante na segurança do país.

"Acreditamos que os equipamentos made in China irão definitivamente desempenhar um papel importante para melhorar a modernização das alfândegas de Cabo Verde e o nível de segurança do país", afirmou.

No âmbito do processo de modernização das alfândegas de Cabo Verde, a China já tinha oferecido dois aparelhos scanner, instalados nos aeroportos de Boa Vista e de São Vicente.

O acto da entrega dos equipamentos aconteceu nas instalações da Alfândega da Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,6 abr 2023 12:24

Editado porAndre Amaral  em  30 dez 2023 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.