Governo reitera abertura para negociação diante do pré-aviso de greve dos professores

PorEdisângela Tavares,14 nov 2023 15:27

O Ministério da Educação reiterou hoje total abertura para o diálogo institucional com todos os sindicatos dos professores, tendo em vista a construção de entendimentos e convergências em prol do desenvolvimento progressivo e sustentável das carreiras dos professores.

Segundo um comunicado a que o Expresso das Ilhas teve acesso, o Ministério da Educação sugere um encontro conjunto com os três sindicatos, para voltar a apreciar as novas reivindicações que fundamentam o pré-aviso de greve.

“Sendo assim, o Ministério da Educação fica a aguardar que os sindicatos apresentem as propostas da data e os assuntos a constar da ordem da reunião”, lê-se no comunicado.

O Ministério ressalta ainda que tem realizado encontros regulares com os sindicatos e tem vindo a cumprir com os compromissos assumidos nos encontros, em especial a resolução das pendências acumuladas desde 2008.

“Gostaríamos de sublinhar que a prioridade assumida e partilhada foi a conclusão dos processos de reclassificação de professores até final de 2023, cujo cronograma, partilhado com os sindicatos, tem estado a ser rigorosamente cumprido pelo, prevendo-se, desta forma, que todos os professores que obtiveram o grau de licenciatura até 2022 sejam reclassificados antes do final deste ano corrente”.

O comunicado informa ainda que o Ministério da Educação está a desencadear o processo de revisão do Estatuto da Carreira Docente e, neste âmbito, também será actualizada a Tabela Remuneratória dos Professores.

O cronograma deste processo, segundo o ministério, será enviado brevemente aos sindicatos e será, na sequência, aberto o diálogo específico com todos os sindicatos, visando a construção de consensos ou de entendimentos alargados relactivamente aos pontos do Estatuto, a serem objecto de revisão ou de aprimoramento, e à nova Tabela Remuneratória, o que, neste caso, significará aumento efectivo dos salários num quadro de sustentabilidade e de valorização das carreiras dos professores e educadores de infância.

De referir que o SINDPROF, com o SINDEP e SIPROFIS entregou, na última terça-feira, 7 de Novembro, à Direcção Geral do Trabalho e ao Ministério da Educação o pré-aviso de greve dos professores que deverá acontecer nos dias 22 e 23 deste mês.

A grelha salarial e o memorando de entendimento são algumas das reivindicações da classe.

Autoria:Edisângela Tavares,14 nov 2023 15:27

Editado porAndre Amaral  em  1 mai 2024 23:28