Segundo o comunicado da PJ, os indivíduos foram detidos em flagrante delito através da Secção de Investigação de Crimes Contra Pessoas (SICCP), 2.ª Brigada, durante uma operação iniciada na passada quinta-feira, 19 de Setembro, em cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão emitidos pelo Ministério Público.
Os indivíduos, com idades entre 21 e 30 anos e sem ocupação profissional, foram detidos sob suspeita de envolvimento em crimes de quadrilha ou bando e crime de armas.
No decorrer da operação, foram apreendidas duas armas de fogo, um revólver de calibre 32mm municiado e uma arma artesanal conhecida como "boca bedjo", além de gorros, balaclava(capuz que tem como principal objetivo garantir a proteção da cabeça e do pescoço do utilizador, invólucros de calibre 7,65mm, entre outros elementos considerados relevantes para a investigação.
Os detidos, de nacionalidade cabo-verdiana, foram apresentados ao Tribunal Judicial da Comarca da Praia para o primeiro interrogatório que decretou prisão preventiva para um dos suspeitos, enquanto os outros quatro ficarão sujeitos a apresentações semanais às autoridades enquanto o processo segue os seus trâmites legais.