Cartão Nacional de Identificação substitui Bilhete de Identidade

PorExpresso das Ilhas, Lusa,23 jan 2018 15:08

12

António Aleixo e Janine Lélis
António Aleixo e Janine Lélis

A ministra da Justiça e Trabalho, Janine Lélis, lançou hoje, na ilha de Santo Antão, o Cartão Nacional de Identificação, documento que será emitido em Portugal e que vai substituir os actuais bilhetes de identidade.

O Cartão Nacional de Identificação (CNI) faz parte do projecto do Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC) de Cabo Verde, pensado para ser um sistema central e transversal de gestão da identificação e autenticação civil.

O novo cartão foi lançado em experiência piloto na Conservatória dos Registos e Notariado do concelho do Paul, onde foram também entregues os primeiros cinco documentos, um deles ao presidente da Câmara, António Aleixo.

Até final do ano, prevê-se que seja expandido a todo o território nacional e diáspora e no próximo ano começará a substituir os actuais bilhetes de identidade, emitidos desde 1957, ainda na vigência do regime colonial.

No seu discurso no acto de lançamento, a ministra Janine Lélis classificou o cartão como um "documento de identificação moderno, autêntico, multifuncional".

A ministra notou que, além das funções de identificação, o novo documento, que para já vai ser emitido em Portugal, vai permitir juntar outros números, como o de contribuinte fiscal e o previdência social.

Janine Lélis disse também que o CNI vai permitir "maior segurança na identificação do cidadão e protecção da sua identidade contra a falsificação e usurpação".

O CNI é também um documento que permite ao cidadão ligações com vários serviços através da Internet, com recursos às suas valências de autenticação e assinatura digital.

A ministra afirmou ainda que o cartão vai "ter um alinhamento e harmonização com o sistema de identificação nacional com as melhores práticas, padrões e recomendações internacionais e contribuir para a melhoria da prestação dos serviços públicos".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,23 jan 2018 15:08

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  20 dez 2018 3:22

12

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.