Cabo Verde e Cuba perspectivam reforço da cooperação na área da saúde

PorInforpress,6 fev 2018 7:46

Mercedes López Acea e Jorge Carlos Fonseca
Mercedes López Acea e Jorge Carlos Fonseca

​O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca e a vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Mercedes López Acea, analisaram esta segunda-feira, na Cidade da Praia, o reforço e o aprofundamento da cooperação entre os dois países.

A revelação foi feita por Jorge Carlos Fonseca, quando falava em declarações à imprensa depois do encontro com a comitiva cubana, encabeçada por Mercedes López Acea, que se encontra de visita ao arquipélago.

Na ocasião, Jorge Carlos Fonseca disse que a visita “é muito importante para o país do ponto de vista político e diplomático” e que acredita que a mesma poderá contribuir para o reforço da cooperação e da amizade existente entre os dois países.

Conforme sublinhou, “Cuba e Cabo Verde são dois países com muita afinidade a nível da cultura, da história, da composição humana e do longo percurso de solidariedade, sendo que a cooperação cubana foi muito relevante para a construção do Estado independente do arquipélago”.

O Presidente da República indicou, por outro lado, que Cabo Verde está interessado em “reavaliar” as modalidades de cooperação entre os dois países, realçado o sector da saúde.

Jorge Carlos Fonseca lembrou que a cooperação com Cuba abrange a formação e assistência técnica a nível da saúde, educação e agricultura, tendo sublinhado, por outro lado, que a cooperação político-diplomática entre o arquipélago e o país do Caribe tem sido permanente, sobretudo no seio das instâncias internacionais, concretamente nas Nações Unidas.

“Durante o encontro, tive também a oportunidade de trocar informações e falar com a vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba sobre a situação económica e social dos dois países, do mau ano agrícola e suas consequências na vida das populações e dos constrangimentos a nível orçamental".

Por seu turno, a vice-Presidente do Conselho de Estado da República de Cuba, Mercedes López Acea, que se encontra em Cabo Verde numa visita de dois dias – no âmbito de um périplo a quatro países africanos - adiantou que brevemente o ministro da Saúde de Cabo Verde irá deslocar-se a Cuba, oportunidade que será aproveitada para analisar áreas de reforço da cooperação entre os dois países, sobretudo a nível de produção dos medicamentos e saúde pública.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Inforpress,6 fev 2018 7:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 jan 2019 3:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.