​UCID quer saber se autarquias estão a receber verbas destinadas ao pré-escolar

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,8 mar 2018 17:32

João Luis e Dora Pires
João Luis e Dora Pires(Rádio Morabeza)

Cerca de 15% das crianças estão fora do pré-escolar em todo o país, isto apesar de o Governo ter garantido, no seu programa, que este nível de ensino passa a ser obrigatório e gratuito. O número e a preocupação foram expressos na tarde desta quinta-feira, pela UCID.

A deputada Dora Pires quer saber o que está a ser feito ao montante de cerca de 155 mil contos, inscrito no Orçamento de Estado para 2018, reservado para a garantia da universalização do pré-escolar.

“E nós perguntamos: porque é que nós temos cerca 15% de crianças fora do pré-escolar? Se há esta verba num total de 155 milhões de escudos, porque é que o Governo não faz essa transferência para as Câmaras Municipais para que possam subsidiar os jardins? Nós temos mães que nos dizem: ‘eu não posso colocar o meu filho no jardim' ou 'o meu filho estava mas agora não está, porque foi exigido pagar e eu não tenho como'”, diz a dirigente da UCID.

A UCID quer, então, que a tutela lhe diga se a verba está a ser transferida para as Câmaras Municipais, que passaram a ter responsabilidades ao nível do pré-escolar, e se, em caso afirmativo, as mesmas estão a ser canalizadas para o seu fim.

Complementarmente, Dora Pires volta a chamar a atenção para o facto de as mudanças no sistema de ensino estarem a acontecer antes da revisão da lei de bases do sistema educativo.

Na mesma conferência de imprensa, a UCID mostrou-se indignada pelo facto de os manuais reeditados ainda não terem sido colocados à venda.

“Sabemos que os manuais possuíam vários erros, a vários níveis, e prometeram fazer a revisão e colocar no mercado, mas já estamos praticamente no final do ano e ainda não foram colocados. Alguns estão na Internet, mas nem todos têm acesso à Internet para os baixar e, pior, para imprimir”, afirma.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,8 mar 2018 17:32

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  2 fev 2019 17:14

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.