Austelino Correia chefia delegação nacional à assembleia-geral da União Inter-parlamentar

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 mar 2018 16:46

Austelino Correia
Austelino Correia(Inforpress)

​O deputado e vice-presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, chefia a delegação parlamentar que representa Cabo Verde na 138ª Assembleia-geral da União Inter-parlamentar (UIP), a ter lugar de 24 a 28 de Março em Genebra, Suíça.

O encontro tem como tema geral “A participação do sector privado na promoção dos objectivos de desenvolvimento durável e perenização da paz tendo em conta o desenvolvimento durável”, devendo o enfoque ser colocado no sector das energias renováveis.

“Estamos a preparar uma intervenção e vamos salientar o papel fundamental que o sector privado tem na materialização dos objectivos de desenvolvimento durável, particularmente na vertente das energias renováveis, que é uma vertente que nos diz muito, tendo em conta a vulnerabilidade de Cabo Verde”, diz o deputado, em declarações à Inforpress.

Austelino Correia, que já tinha participado na última reunião, perspectiva um encontro “especial”, dado que, conforme adianta, é o primeiro encontro a ser realizado depois da eleição da nova presidente, que teve como uma das bandeiras da campanha a oficialização o português como língua de trabalho na UIP.

“Neste momento , existem quatro línguas de trabalho, nomeadamente o inglês, o árabe, o francês e o espanhol. Foi compromisso da senhora presidente, durante o período de campanha, introduzir a língua portuguesa como língua de trabalho e nós estamos a fazer todos os esforços para conseguirmos esse desiderato”, diz.

Para além do vice-presidente da Assembleia Nacional, que é deputado do Movimento para Democracia (MpD), a delegação parlamentar cabo-verdiana integra os deputados David Lima Gomes (MpD) e José Maria Gomes Veiga (PAICV) e um técnico parlamentar.

O encontro será aproveitado para os parlamentares cabo-verdianos encetarem contactos bilaterais, nomeadamente com os representantes dos países lusófonos, tendo em vista a preparação da Assembleia Parlamentar da CPLP, prevista para os dias 14 e 15 o mês de Junho, na Cidade da Praia.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 mar 2018 16:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.