Em declarações aos jornalistas, em São Vicente, onde cumpre um programa de visitas e reuniões, Janira Hopffer Almada relaciona este investimento do INPS com o acordo entre o governo e a instituição financeira para abertura de um financiamento a empresas e investidores cabo-verdianos.
“Sabemos que esse montante ainda não entrou, mas ouvimos ontem que o INPS afinal vai participar no capital social do Afreximbank, com 600 mil contos”, afirma.
De acordo com Janira Hopffer Almada , o PAICV, através do seu grupo parlamentar, vai solicitar “os dados, os estudos, as informações pertinentes, as perspectivas de retorno, os riscos associados reais e as verdadeiras motivações” que levaram o Governo a avançar neste sentido.
“Gostaríamos de saber também quais são as perspectivas para os verdadeiros donos do dinheiro, os contribuintes, porque não se pode apenas apresentar medidas sem se dar a visão daquilo que se pretende fazer”, assegura.
O primeiro-ministro anunciou ontem que o governo dá o seu aval ao INPS para investir no capital social do Banco Africano de Importação e Exportação. A proposta é do Conselho Directivo.