Os parlamentares do partido no poder, que estiveram de visita à ilha das flores, na semana passada, sugerem que a ligação Fogo e Brava passe a ser feita através de um navio da Guarda Costeira, até que se encontre uma solução definitiva.
“Comungamos da proposta avançada pelo presidente da edilidade bravense que propõe como solução transitória a colocação de um dos navios de Guarda Costeira para, pelo menos, fazer a ligação entre Brava e Fogo, em caso de necessidade”, defende.
David Gomes reconhece, ainda assim, que o Governo do seu partido já tomou medidas para resolver a situação, com o lançamento do concurso público internacional para a concessão do transporte marítimo de passageiros e carga entre as ilhas.
O acesso a água é outro problema que preocupa o MpD. O partido alerta para a necessidade de medidas urgentes para o acesso em quantidade e qualidade.
“A diminuição constante do caudal da nascente do ‘Encontro’, única que abastece quase toda a ilha, é motivo de preocupação e priva a população de quase todas as localidades deste bem precioso. A solução encontrada para a dessalinização deve ser efectivada com a brevidade possível”, solicita.
No sector da saúde, os parlamentares pedem urgência na melhoria das condições, nomeadamente no que concerne ao edifício que alberga os serviços .
Por outro lado, David Gomes destaca alguns ganhos conseguidos.
“No sector educativo, consideramos excelentes os avanços conseguidos. Brevemente, a ilha terá um liceu remodelado e ampliado, com excelentes condições de desenvolvimento das actividades educativas. No sector da segurança, a redução dos índices de criminalidade deve orgulhar-nos a todos. O programa de emergência para mitigação dos efeitos do mau ano agrícola, apesar de alguns constrangimentos iniciais, tem sido implementado com sucesso e resultados palpáveis”, entende.
O deputado pede a criação de alternativas de emprego e formação para a fixação da população.