​Governo congratula-se com ratificação do SOFA

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,20 set 2018 7:35

Ulisses Correia e Silva
Ulisses Correia e Silva

O Governo congratula-se com decisão do presidente da República em ratificar o acordo militar com os Estados Unidos (Status of Forces Agreement, SOFA). O Primeiro-ministro considera que se trata de um momento importante nas relações com os EUA.

Num texto publicado ao final desta quarta-feira, na sua página na rede social Facebook, Ulisses Correia e Silva fala na abertura de condições para o aprofundamento das relações com os EUA em matéria de segurança e defesa, particularmente nos domínios da segurança marítima e da prevenção e combate ao crime transnacional fronteiriço e da prevenção e luta contra o terrorismo.

“Nenhum país consegue garantir a segurança e fazer face a ameaças regionais e globais de forma isolada. É por essa razão que existem alianças, parcerias e cooperação entre estados e entre instituições”, refere.

O chefe do Governo diz, por outro lado, que o facto de existir o SOFA não elimina e não impede acordos de cooperação militar com outros países como são, de há vários anos, os casos de Portugal, França, Espanha, Reino Unido, Brasil e Senegal.

“Qualquer relação bilateral ou multilateral, em qualquer domínio, rege-se e reger-se-á sempre pelos valores da paz, da liberdade e do respeito pelos direitos humanos por que Cabo Verde se orienta”, conclui.

O acordo SOFA foi ratificado na tarde desta quarta-feira, pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca. O Chefe de Estado afirmou não ter encontrado qualquer indício de inconstitucionalidade no documento, apesar de reconhecer que algumas disposições são susceptíveis de gerar diferentes pontos de vista, numa alusão particular à norma que prevê que os militares americanos que cometam um crime em território nacional fiquem sob alçada da justiça militar do seu país.

O polémico documento foi assinado há um ano, em Setembro de 2017, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, e aprovado em Junho, no Parlamento,  pelos partidos políticos, com os votos favoráveis do MpD e a abstenção de PAICV e UCID.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,20 set 2018 7:35

Editado porFretson Rocha  em  11 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.