João Do Carmo, porta-voz do grupo, acusa o executivo liderado por Ulisses Correia o Silva de nada fazer para combater o desemprego na ilha e lamenta o facto de os deputados não terem sido recebidos pelas instituições públicas ligadas à questão do emprego.
“E nós aproveitamos aqui para tirar as nossas conclusões. Se as instituições ligadas ao emprego não quiseram encontrar-se com os deputados do PAICV, isso espelha exactamente aquilo que infelizmente acontece em São Vicente, que é uma taxa elevada do desemprego, principalmente do desemprego jovem. Estamos preocupados com a falta de actuação deste governo, que já vai no seu terceiro ano de governação, com quatro orçamentos de estado aprovados e que até agora nada, não há nenhuma medida concreta que vise a redução do desemprego”, afirma.
O deputado nacional alerta para a perda de quadros na ilha por causa do emprego e pede mais investimentos públicos e privados.
“Nós pedimos mais investimento público para esta ilha, mais e melhor atracção do investimento externo. São aspectos que consideramos que podem influenciar a questão do desemprego”, indica.
Os deputados do PAICV falavam à imprensa à saída de um encontro com a direcção da Faculdade de Engenharia e Ciências do Mar. Reafirmaram, igualmente, a necessidade de construção de raiz de um Campus do mar em São Vicente.
Segundo dados do INE, o desemprego em São Vicente situa-se nos 12,1%, numa ilha em que 29,1% dos jovens estão sem trabalho.