Governo admite que a regionalização não será implementada nesta legislatura

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,20 abr 2019 16:36

O ministro do Estado e dos Assuntos Parlamentares admite que a regionalização não será implementada nesta legislatura, pois já não tem prazo para o diploma ser devolvido ao parlamento.

Disse que vão levar o diploma ao parlamento, ainda que “seja muito complicado nos próximos tempos”, face à realização das eleições autárquicas em 2020, o que condiciona, já que só se pode mexer no código eleitoral até 10 meses antes das eleições.

Fernando Elísio Freire garantiu que o Governo não vai desistir da regionalização, mas reconhece que o executivo, ao pedir o seu cancelamento, está numa luta contra o prazo, pois que o diploma vai levar algum tempo, tendo esclarecido que “até lá tudo pode acontecer, mas que, passando estes 10 meses, já fica muito difícil”.

Para o governante, a regionalização é um processo de descentralização “muito estruturante e profundo”, mas admite dificuldade na obtenção do consenso com o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para os 2/3 necessários para a sua provação.

Disse que, para além de ser inconstitucional o PAICV quer “acabar com os municípios”, afigura-se como uma afronta ao municipalismo cabo-verdiano, condicionar o regionalismo à extinção dos municípios do Sal, de São Vicente, da Boa Vista, do Maio e da Brava.

E para o governante “isto é matar o processo do desenvolvimento dessas ilhas”, exemplificando mesmo o caso de São Vicente, um concelho com cerca de 90 mil habitantes, e que se espera, “dentro de três/quatro/cinco anos, ter um outro município”.

“Então vamos acabar com o município de São Vicente antes de desenvolvermos e criarmos as condições para que efectivamente possa ter municípios e uma região que seja responsável por tudo aquilo que é política de desenvolvimento da ilha? Ou então mesmo a Boa Vista e o Sal que são ilhas turísticas em expansão? Ou então a Brava, cuja única forma de estancar a perda da população é fazer a regionalização?”, questiona.

Nesta perspectica, afiançou que a regionalização vai permitir que haja maior autonomia, mas que o impasse vai continuar na linha vermelha até o dia em que o PAICV mudar de pensamento, para retomar o diploma, prometendo, entretanto, continuar o diálogo com a sociedade, visando “demonstrar as virtudes da regionalização”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,20 abr 2019 16:36

Editado porDulcina Mendes  em  20 jan 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.