​Governo quer que iniciativa “Outros Bairros” seja um projecto do Estado

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mai 2019 12:25

Augusto Neves e Eunice Silva
Augusto Neves e Eunice Silva (Rádio Morabeza)

Dentro de aproximadamente dois anos, os bairros de Alto Bomba, Canalona, Covoada de Bruxa e Fernando Pó, todos em São Vicente, estarão totalmente transformados, num investimento de cerca de 100 mil contos, anunciou hoje o Governo.

Os trabalhos enquadram-se na iniciativa “Outros Bairros”, no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), e foram lançados hoje em Mindelo. A cerimónia oficial foi presidida pela ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, que explica que as intervenções são estruturantes e com impacto na economia local.

“Teremos obras de várias dimensões, obras estruturantes como muros de contenção, obras hidráulicas e de drenagem. Também teremos obras de pequenas dimensões como arruamentos, criação de espaços verdes e reabilitação das casas das famílias. Assim vamos precisar de empreiteiros de várias categorias, o que significa que este projecto também vai ter impacto no desenvolvimento económico, na dinamização da economia local e na geração de emprego para a população”, explica.

A ministra recorda que Cabo Verde tem um défice habitacional de 8,7%, correspondente a 11200 agregados familiares, e 39 mil indivíduos. Cerca de 64% de agregados de baixa renda vivem em habitações precárias.

Neste sentido, “Outros Bairros”, uma iniciativa do Governo, propõe intervir nos bairros informais de Cabo Verde, através da reabilitação, revitalização e melhoria das acessibilidades. A ideia é expandir o projecto para todo o território nacional.

“A nossa intenção é levar esta iniciativa a outras cidades e bairros do país, e fazendo com que este projecto seja, não de um governo, mas sim do Estado. Que transcende as legislaturas e que leve a transformação urbana necessária a todo o território nacional”, diz.

A Câmara Municipal de São Vicente é uma das parceiras do Governo no projecto. O edil, Augusto Neves, explica que o projecto vai ao encontro das necessidades da ilha.

“Nós temos algumas dificuldades nesses bairros devido às construções feitas de forma irregular. Dificuldades no acesso das ambulâncias, dos carros de bombeiros, táxis, carros de água e de construção civil. De certeza que esse nosso projecto irá ter em conta tudo isso e criando as condições para termos menos dificuldades e melhores condições para garantir um futuro melhor, fundamentalmente para as gerações vindouras”, afirma.

“Outros Bairros” é um projecto-piloto que conta com a ajuda de especialistas nacionais e internacionais e dos próprios moradores.

Para Eunice Silva, a política de habitação do Governo é realista e exequível a prazo, com planos estabelecidos em programas, com projectos e metas que serão cumpridos de acordo com os recursos disponíveis, e na base da complementaridade de todas as partes – município, sector privado e população. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mai 2019 12:25

Editado porAndre Amaral  em  31 jan 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.