A proposta, que foi apresentada pelo ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, foi aprovada por unanimidade dos deputados presentes na reunião.
A mesma define uma pensão mensal de 75 mil escudos, com possibilidade de ser atribuído a título póstumo e em caso de morte é atribuída uma pensão de sobrevivência aos herdeiros hábeis do beneficiário.
Segundo o ministro Fernando Elísio Freire, trata-se de uma lei que contribui, sobretudo, para a unidade nacional, para fazer justiça e respeitar a memória, a história e o percurso de Cabo Verde.
“Somos um país com um percurso histórico de 500 anos em que houve momentos bons e maus e a grandeza de um país, a grandeza de um povo é exactamente quando reconhece os seus momentos e consegue fazê-lo num quadro de estabilidade e de unidade. Portanto o que fazemos aqui foi exactamente isso”, justificou.
Aprovada na especialidade, agora a proposta sob à plenária da Assembleia Nacional para votação final global.
Fernando Elísio Freire adiantou que proximamente o executivo irá fazer a resolução em que publica a lista definitiva dos beneficiários e no mês seguinte começar o pagamento, conforme manda a lei.