Primeiro-ministro – Governo está a gerar emprego e mais rendimento para as famílias

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,8 jan 2020 12:24

Paulo Santos, Ulisses Correia e Silva
Paulo Santos, Ulisses Correia e Silva(Rádio Morabeza)

O Primeiro-Ministro defendeu hoje que actual crescimento e criação de emprego é fruto da dinâmica dos empresários cabo-verdianos, bem como das políticas públicas integradas. Ulisses Correia e Silva falava aos jornalistas após efectuar uma visita ao Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Ulisses Correia e Silva diz que o estágio profissional é apenas um instrumento para dar mais competências aos jovens "e a evidência é que aqueles que estão a frequentar estágios estão a ter emprego, a um nível de empregabilidade importante."

Se igual modo, "a formação profissional também é apenas um instrumental, não é um fim assim. Aquilo que tem sido a dinâmica de crescimento e de criação de emprego, aqui é fruto da dinâmica dos cabo-verdianos, daqueles que querem investir, estão a investir, e estou a falar desde jovens, empresários já instalados. E é fruto de também das políticas públicas integradas, políticas activas, mas políticas de fomento empresarial, política fiscal, política com sistema de financiamento. Tudo isto junto é que faz essa dinâmica que nós estamos a assistir hoje", avalia.

Ulisses Correia e Silva considera que o governo está a gerar o que é importante: emprego e mais rendimento para as famílias.

" Evidentemente que não é ainda a meta que nós queremos atingir, queremos estar nos 7%, em média anual, porque isso cria maior condições de redução de pobreza, redução de desigualdades sociais, e toda esta dinâmica vai ser muito positiva", antevê.

A taxa de desemprego diminuiu de 12,2%, em 2018, para 10,7%, no primeiro semestre de 2019, representando uma redução de 1,5 pontos percentuais relativamente ao ano passado.

Em matéria de Formação Profissional, em 2019 foi estipulada uma meta para beneficiar cerca de 5.000 jovens, em 252 acções de formação, com orçamento projectado de 175 mil contos.

Entre Janeiro a Dezembro de 2019, foram realizadas 321 acções de formação profissional, 6.375 jovens.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,8 jan 2020 12:24

Editado porSara Almeida  em  28 set 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.