Embaixadora de Portugal condecorada pelo Presidente da República

PorAndre Amaral,13 fev 2020 14:47

Helena Paiva, que vai deixar o cargo de Embaixadora de Portugal em Cabo Verde, foi hoje condecorada pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, com a Medalha da Ordem de Mérito.

A justificar a condecoração, o Presidente da República declarou, no Decreto Presidencial, que Helena Paiva se distinguiu pela sua "contribuição pessoal e profissional" no que respeita à consolidação "das relações de cooperação e amizade” entre os dois países.

“A senhora Embaixadora Helena Paiva muito contribuiu para uma maior aproximação entre Cabo Verde e Portugal, trabalhando no aprofundamento e diversificação das nossas relações”, acrescenta ainda o Presidente da República no mesmo Decreto.

No final da cerimónia, ouvida pelos jornalistas, a diplomata portuguesa assegurou que deixa Cabo Verde com a sensação de dever cumprido. 

"É sempre bom ser-se reconhecido, porque reflecte a excelência das relações que existem entre os dois países", referiu Helena Paiva.

Entre os projectos que resultam do seu trabalho em Cabo Verde, Helena Paiva destacou "a Escola Portuguesa, o novo centro de hemodiálise, as bibliotecas escolares, toda a acção em evacuações médicas. São áreas onde há resultados palpáveis e concretos".

Helena Paiva, que chegou a Cabo Verde em 2016, foi recentemente nomeada como Embaixadora de Portugal na Grécia e será, em breve, substituída pelo antigo Cônsul-geral de Portugal em Paris, António Albuquerque Moniz.

António Manuel Albuquerque de Vilhena Moniz assumiu o cargo de cônsul-geral de Portugal em Paris em 23 de Novembro de 2015. Este foi o seu primeiro posto consular. Antes, o diplomata esteve colocado em duas Embaixadas- em Berlim e em Varsóvia - e também num posto multilateral, na Missão de Portugal junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

Em 2005/2006 trabalhou na Direcção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, em Lisboa.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Andre Amaral,13 fev 2020 14:47

Editado porSara Almeida  em  8 nov 2020 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.