Segundo António Monteiro, que falava em conferência de imprensa, esta manhã, há várias pessoas a marcarem terrenos nas diversas localidades da ilha, sem disporem do título de posse dos mesmos.
“Neste momento, há pessoas que já marcaram os terrenos, pessoas a escavarem sem o título de posse do terreno e isso cria alguma ansiedade e esperança nas pessoas, que depois poderá não ser realizada, porque tendo um documento que comprova que pediu o terreno, mas quando chegar no momento certo a pessoa poderá não ser contemplada com o referido terreno. Então estamos com esta preocupação, na defesa do cidadão, mas também na defesa de São Vicente, porque não podemos continuar a fazer este tipo de política”, alerta.
António Monteiro afirma que a disponibilização de terrenos para a construção de habitação deve ser tratada com seriedade, planeamento e ordenamento dos lotes pelo gabinete técnico
“Se for à câmara, neste momento, vai encontrar um funcionário com um pedido de terreno a distribuir na rua, as pessoas preenchem-no e pedem o terreno. É-lhes dado um recibo. Até aqui, tudo bem. O que não é normal é mandar as pessoas marcarem todas as zonas quando deveríamos ter o gabinete de planeamento e urbanismo, com vários técnicos, para planificar o futuro desta ilha e concedermos os lotes, dentro de uma razoabilidade”, refere
O líder partidário recorda que o direito à habitação está consagrado na Constituição mas que deve ser feito de forma planeada e organizada. O candidato fala da existência de um alegado esquema de venda de terrenos e diz que já contactou a Polícia Judiciária sobre o assunto.
“Mais do que a distribuição de papel para aquisição de terrenos, da forma como está sendo feita, estamos preocupados é com o esquema que está montado na câmara Municipal para venda de terrenos, daí que queremos alertar as instituições. Devo aqui dizer que já fizemos esta denúncia à Polícia Judiciária, para analisar como é que determinados terrenos são adquiridos, como é que as doações são feitas”, avisa.
Denúncias feitas hoje, por António Monteiro, em conferência de Imprensa proferida na sede do partido, no Mindelo.
Contactada, a Câmara Municipal de São Vicente remeteu uma reacção para mais tarde.