O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI), de acordo com Ana Marta, em parceria com a Direcção Geral do Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), apoiou no desenvolvimento de duas soluções: o site para a transmissão de resultado e a solução mobile para a recolha de resultados.
Segundo a responsável, logo após o encerramento das mesas de votos e feitas a contagem dos boletins, tendo o edital do resultado da votação, o presidente da mesa, através de um dispositivo “tablet”, com acesso a internet, vai enviar o resultado para o NOSI.
Por conseguinte, o NOSI, enquanto parceiro tecnológico das eleições, vai fazer a publicação no site www.eleicoes.cv, que é a plataforma web oficial para acompanhamento dos resultados das eleições autárquicas.
“Graças à parceria que o NOSI estabeleceu com as operadoras [telecomunicações], o acesso e a navegação nesta plataforma serão gratuitos, ou seja, não serão descontados megas, para que os cidadãos tenham a possibilidade de acompanhar os resultados”, explicou a responsável.
Conforme Ana Marta, trata-se de website “atractivo, de fácil navegação, simples e seguro, e que pode ser acedido a partir de qualquer dispositivo (PC, Tablets e smartphones)”.