​Jorge Carlos Fonseca inicia segunda-feira visita oficial à Guiné-Bissau

PorExpresso das Ilhas, Lusa,16 jan 2021 8:31

Jorge Carlos Fonseca e Umaro Sissoco Embaló
Jorge Carlos Fonseca e Umaro Sissoco Embaló

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, inicia segunda-feira uma visita oficial à Guiné-Bissau, o que, segundo as autoridades, demonstra o bom relacionamento entre ambos os países lusófonos.

Em declarações à Lusa, a chefe da diplomacia guineense, Suzi Barbosa, afirmou que é a "primeira de muitas coisas". Segundo a chefe da diplomacia guineense, em "47 anos de independência da Guiné-Bissau, nunca Cabo Verde, após a sua independência, tinha aberto uma embaixada".

Cabo Verde tinha apenas um consulado em Bissau.

"Isto demonstra o bom relacionamento que existe, neste momento, entre os nossos dois países", afirmou.

A chefe da diplomacia guineense disse que a nova embaixada de Cabo Verde em Bissau não será inaugurada durante a visita de Jorge Carlos Fonseca, mas que o chefe de Estado cabo-verdiano vai deslocar-se acompanhado de uma grande delegação empresarial.

A visita decorre entre segunda e quarta-feira.

Na quinta-feira passada, o Presidente cabo-verdiano nomeou o diplomata Camilo Querido Leitão da Graça embaixador de Cabo Verde em Bissau.

Até agora, o embaixador cabo-verdiano na Guiné-Bissau não era residente no país, acumulando com outras representações.

Para o chefe de Estado cabo-verdiano, a visita servirá para o reforço e relançamento das relações entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau.

"São países que têm laços históricos de cultura e muitas cumplicidades e poderá ser um momento importante para relançar, reforçar, aproximar cada vez mais os dois povos", afirmou anteriormente o Presidente.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, já tinha convidado o seu homólogo para a sua tomada de posse, no início do ano passado, então marcada por uma crise pós-eleitoral, mas que não se concretizou.

Em novembro do ano passado, Umaro Sissoco Embaló formalizou o convite ao homólogo de Cabo Verde para uma visita oficial ao país, para "reforço" dos "laços históricos" entre os dois Estados.

A carta-convite foi entregue pelo embaixador da Guiné-Bissau em Cabo Verde, M´Bala Fernandes, que foi recebido pelo chefe de Estado cabo-verdiano, que é atualmente presidente em exercício da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,16 jan 2021 8:31

Editado porFretson Rocha  em  14 out 2021 23:21

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.