PAICV pede “gestão transparente” dos montantes disponibilizados por Portugal

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,10 mar 2022 14:38

O PAICV pediu hoje “gestão transparente” dos montantes disponibilizados por Portugal, no âmbito da cimeira bilateral com Portugal, com medidas que possam aliviar a vida dos cabo-verdianos no contexto actual.

O pedido foi feito pelo líder da bancada parlamentar do PAICV, João Baptista Pereira, avançando que com esta “folga orçamental” que o País vai ter, no quadro dessa cooperação, a gestão desses recursos deve ser feita da forma “mais transparente possível”.

“Nós pretendemos que a gestão desses recursos seja feita da forma mais transparente possível e que os cabo-verdianos possam conhecer os projetos, opinar e saber para onde vão esses recursos”, explicou.

Segundo frisou, é preciso que esses investimentos “tenham reflexos” na vida dos cabo-verdianos, particularmente no contexto actual, em que o País está a “assistir uma escalada generalizada de preços e que tende a agravar-se”.

“Queremos que o Governo se comprometa, efectivamente, a avançar com medidas de mitigação, a começar pelos subsídios, pelas medidas de estabilização dos preços do trigo e do milho, mas também medidas que possam impactar a nível dos combustíveis”, sublinhou.

Entretanto, a ministra de Assuntos Parlamentares e do Conselho de Ministros, Filomena Gonçalves, criticou a posição do PAICV, para quem o maior partido da oposição devia estar a regozijar-se com o sucesso que tem sido a diplomacia económica de Cabo Verde

Segundo a governante, a VI cimeira Cabo Verde – Portugal enquadra-se nas relações internacionais de cooperação entre Estados que têm dado os seus frutos e “não entre partidos ou amigos”.

“O PAICV tem problemas com a gestão da coisa pública e fica no seu pedestal de desconfiança. Deve ter lá as suas razões, mas este Governo tem prestado contas e o PAICV, em vez de enaltecer, levantou suspeições sobre o valor disponibilizado”, atestou.

A governante assegurou que o Executivo tem prestado contas, desafiando a oposição a denunciar qualquer acto em que os recursos não foram canalizados para as pessoas.

O MpD, através do líder da bancada João Gomes, lamentou o facto de o PAICV “sempre aproveitar as oportunidades para atirar alfinetadas”.

Para o deputado, a cooperação entre Cabo Verde e Portugal ultrapassa todos os governos e partidos políticos, ou seja, enfatizou, uma cooperação de estados, e, sobretudo, relações que assentam na amizade e fraternidade entre os dois povos.

O presidente da UCID, António Monteiro, por seu lado, considerou que “qualquer cimeira” feita entre Cabo Verde e um outro país, desde que respeite os interesses nacionais, terá sempre o apoio do partido.

“Portugal tem apoiado Cabo Verde em vários aspectos e esta cimeira que propõe um plano de actuação tem que ser aplaudida”, ressaltou, enaltecendo a possibilidade assumida por Portugal de permitir a Cabo Verde protelar o pagamento do serviço da dívida, principalmente neste momento que o País e mundo vivem.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,10 mar 2022 14:38

Editado porAndre Amaral  em  25 nov 2022 23:28